terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sete usinas de etanol brasileiras recebem selo para exportação

1/11/2011 12:40,  Por Redação, com Agência Rio de Notícias- do Rio de Janeiro
Sete usinas de etanol e açúcar do Centro-Sul do país já receberam a certificação mundial da Bonsucro (Better Sugarcane Initiative), considerado importante passaporte para exportações dos produtos para a União Europeia, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Sete usinas de etanol receberam selo para exportação da Bonsucro, necessário na Europa
O selo é exigido na Europa para garantir as melhores práticas de sustentabilidade durante o processo produtivo.
Para a Unica, o fato das usinas terem sido certificadas em torno de quatro meses após o lançamento do selo, comprova a qualidade da gestão que hoje predomina nas empresas do setor sucroenergético brasileiro.
-A rapidez na obtenção dessas certificações é algo digno de nota, dada a complexidade das exigências e a importância estratégica desse reconhecimento, demonstrando, mais uma vez, a posição de liderança do setor sucroenergético em questões de sustentabilidade-, afirmou, em nota,  o presidente da Unica, Marcos Jank.
Foram certificadas com o selo Bonsucro as usinas Quatá, São José e Barra Grande, que compõem o Grupo Zilor; Usina Maracaí, do Grupo Raízen; Usina Equipav, do Grupo Renuka; e as Usinas São Manoel e Santa Adélia. As usinas Quatá, São José, Barra Grande, São Manoel e Santa Adélia são todas associadas da Copersucar.
-O primeiro passo foi dado com essas sete certificações para os produtores. Agora é preciso garantir o empenho de outras partes para garantir a demanda. É um processo que depende do comprometimento de todos envolvidos para garantir a promoção de práticas mais sustentáveis-, afirmou o gerente de Sustentabilidade da Unica, Luiz Fernando do Amaral.
O número de empresas do setor no Braisl reconhecidas com o selo Bonsucro deve crescer nas próximas semanas, já que diversas empresas além das já certificadas submeteram pedidos de adesão e aguardam aprovação do Conselho do Bonsucro.
O Bonsucro foi criada em 2005 para estabelecer princípios e critérios socioambientais nas regiões de cultivo de cana em todo o mundo. A instituição, sediada em Londres, funciona como um fórum de diálogo internacional reunindo produtores, ONGs, traders, redes varejistas, empresas e investidores empenhados no melhoramento contínuo da produção da cana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário