quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Minha opinião!

Bom dia, 
Esta matéria da Tribuna do Norte traduz a realidade de como os Políticos Tradicionais pensam a vida do povo no RN.  Fala-se em grupos de situação e oposição. O que seria isto? Situação está aí, no Poder e para quem quiser continuar no abandono que espere o Pleito de 2012, quando eles reafirmarão a união contra o povo e em favor da manutenção do Poder em 2014. Destruíram o Estado e Natal. São eles (DEM/PMDB/PSDB) quem não fizeram e não fazem absolutamente algo para que o Estado continuasse/continue avançando. Puxaram o freio de mão e apenas usam o retrovisor para terem a certeza que não estão andando. Não do ponto de vista para a consolidação do acordo para enfraquecer o País e em 2014 tentarem dar um golpe no cidadão brasileiro. Momento em que se dará a reeleição do atual Governo Federal. Isto está escrito no seguinte trecho da matéria: "Se a oposição tiver juízo ela vai fazer a candidatura única até porque não tem perspectiva para 2014. Veja que o Governo já tem até chapa pronta para 2014. A oposição se ficar dividida como será em 2014?", observou Carlos Eduardo.
Oposição! Penso que a chamada oposição em parte está correta, pois, diferente do PDT, a disputa não é de espaço e ou Poder. O que está em debate é um projeto de desenvolvimento para cada Cidade do nosso Estado alinhado com as políticas do governo Federal e com a responsabilidade/compromisso de mudar a vida do cidadão. Ou ninguém se lembra do terror feito por eles quando o nome de Luis Inácio Lula da Silva consolidou-se? Hoje, continuam insatisfeitos. Por isso, que não apenas Natal, más, todos os cantos do Estado deve discutir projetos de desenvolvimento e de mudança real para cada cidadão. Por isso que acredito na proposta do PT e PSB em cada um apresentar projetos para que a população possa conhecê-los e escolher o que querem. Avançar ou continuar parados. (Ludjanio Rogério da Silva)              

Partidos de oposição tendem a lançar candidatos próprios

Enquanto alguns líderes da base governista já defendem a tese de candidatura própria, no bloco de oposição o ritmo é ditado pela cautela. O PSB e o PT se colocam com a disposição de candidaturas próprias. Já o PDT apela para união.

Aldair DantasWilma de Faria adota a cautela ao comentar sobre as eleições                                  Wilma de Faria adota a cautela ao comentar sobre as eleições

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) confirma que os petistas lançarão candidato próprio. Inclusive a prévia eleitoral, que seria para escolher o candidato, deverá ser dispensada porque o único nome inscrito é o do próprio Mineiro. Já o PSB afirma que a fase agora é de conversa.

A presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, afirmou que o momento é de "dialogar". "Não existe definição, estamos dialogando", destacou. A deputada estadual Márcia Maia observou que a disposição do PSB é para lançar candidatura própria no maior número de municípios. "Iremos buscar candidatura própria. Estamos dialogando com os partidos para formarmos aliança. Independente dos outros partidos, a busca hoje do PSB é pela candidatura própria, mas claro que o assunto não é fechado", ponderou a deputada.

Márcia Maia enfatizou que faz parte da democracia ter mais de um candidato e o PSB estará tentando a candidatura própria, mas mantendo negociação para aliança com outras legendas.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) confirmou que o Partido dos Trabalhadores lançará candidatura própria. "O PT já decidiu", ratificou. O parlamentar criticou as defesas feitas para candidatura única dos blocos oposicionistas e governistas. "Acho que esse discurso da bipolarização é artificial como nós já vimos na eleição passada. O cenário e a sociedade terá várias opções para se posiciona", comentou.

O Partido dos Trabalhadores, inclusive, não terá candidatura prévia para escolha dos candidatos. "As prévias ocorreriam se tivéssemos pelo menos dois inscritos para serem candidatos. Mas apenas eu estou inscrito", explicou Fernando Mineiro.


Alex RégisCarlos Eduardo defende a unidade dos partidos de oposiçãoCarlos Eduardo defende a unidade dos partidos de oposiçãoPDT
PDT
Enquanto o PSB e PT optam por defenderem candidaturas próprias para uma união no segundo turno, o PDT segue uma argumentação diferente. O presidente estadual da legenda, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, que é pré-candidato ao pleito, aposta que a solução para oposição seria uma candidatura única. "Se a oposição tiver juízo ela vai fazer a candidatura única até porque não tem perspectiva para 2014. Veja que o Governo já tem até chapa pronta para 2014. A oposição se ficar dividida como será em 2014?", observou Carlos Eduardo.

Ele destacou que espera contar com a união dos partidos oposicionistas. "Se não vamos divididos e seja o que o povo e Deus quiserem", completou.

Deputado do PSDB quer escolha do nome mais viável

O vice-presidente do PSDB, deputado estadual Dibson Nasser, se posicionou sobre a possibilidade de candidatura única dos partidos que integram a base aliada da governadora Rosalba Ciarlini para a Prefeitura do Natal. Apesar de ponderar que a ideia deverá ser articulada, principalmente em 2012, o único deputado estadual do PSDB argumenta que, caso seja definida a candidatura única, a indicação deve ser de quem reúna mais condições de vencer a eleição.

Argumentando que são legítimas as candidaturas do bloco, Dibson Nasser enalteceu o trabalho realizado pelo deputado federal Rogério Marinho em Natal, principalmente com o projeto "Pensar Natal", onde diversos temas referentes ao cotidiano da população são discutidos nos bairros. Para ele, a tendência é que o nome do PSDB para a disputa da Prefeitura do Natal cresça com a proximidade das eleições.

"Sou favorável à tese da candidatura única, sem que haja atropelamento de nenhum partido ou candidato. Porém, os critérios para a escolha desse candidato, se realmente for concretizada a candidatura única do grupo, só deverão ser definidos no ano que vem. O PSDB está bem representado e tem um excelente nome para oferecer à sociedade, que é o do deputado Rogério Marinho", disse Dibson Nasser. O deputado também garantiu que o PSDB não tem a intenção de dificultar o crescimento do grupo. No entendimento de Dibson, é preciso que a escolha seja pelo candidato que reunir mais condições de vitória. "Temos que indicar um candidato capaz de vencer a eleição. Porém, como disse, ainda é cedo para apontar se o ideal é a candidatura única e quem será o candidato", completou.

Amanda Gurgel vai disputar mandato
Aldair DantasAmanda Gurgel quer uma vaga na Câmara MunicipalAmanda Gurgel quer uma vaga na Câmara Municipal


A professora Amanda Gurgel, que ganhou fama no país depois de um discurso inflamado durante audiência pública no mês de março, na Assembleia Legislativa, onde era discutida a situação da educação na rede pública de ensino, será candidata a vereadora em Natal. O PSTU, partido ao qual a professora é filiada, confirmou que ela está na entre os pré-candidatos da legenda para disputar vagas na Câmara Municipal do Natal.

De acordo com a direção do PSTU, Amanda Gurgel é "a melhor alternativa política para defender uma educação pública, gratuita e de qualidade na Câmara Municipal". A professora, que já disputou eleições dentro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), afirma que quer dar uma alternativa "revolucionária e socialista" à população.

"Queremos oferecer para os trabalhadores e a população pobre de Natal uma verdadeira alternativa socialista e revolucionária para a educação de nossa cidade, capaz de enfrentar o descaso que há décadas aflige nossas escolas em função dos ataques desses partidos tradicionais.", disse a professora

A professora de Português Amanda Gurgel ganhou notoriedade quando, num vídeo, gravado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, reclamava sobre a situação atual dos professores potiguares. O vídeo, divulgado na internet, foi visto por milhares de pessoas e Amanda foi convidada para participar de programas nacionais de televisão.

À época, a professora não estava ensinando. Devido a um problema de saúde que ela prefere não revelar qual era, ficou um ano longe das salas de aula. No período de readaptação, trabalhou na biblioteca da Escola Estadual Myriam Coeli. De volta às salas de aula desde julho, quando foi encerrada a maior greve da categoria no Estado, Amanda Gurgel retomou sua rotina. 

Fonte: http://tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário