sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prestação de Contas

A 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, reuniu na Cidade de Salvador (BA), entre 07 e 10 de  novembro de 2011, delegados e delegadas da sociedade civil e governamentais eleitos em conferências municipais, territoriais e estaduais ocorridas por todo País e ainda diversos convidados nacionais e estrangeiros. Sua composição representa a ampla diversidade social, regional, étcnico-racial e cultural que caracteriza nosso país. Com variedades formação, povos indígenas, população negra, quilombolas, povos de terreiros e dos povos de comunidades tradicionais.

Os três grandes eixos que nortearam as discussões foram: Eixo 1- Os avanços, ameaças e perspectivas para efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. Eixos 2 e 3 - o Sistema Político e Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 

Na  programação também ocorreu o lançamento do livro
"Desnutrição, Pobreza e Sofrimento Psíquico", do grupo de nutrição e pobreza da Universidade de São Paulo (USP), como também do livro (mapeamento), "Alimento: Direito Sagrado", pesquisa socioeconômica e cultural de povos e comunidades tradicionais de terreiros, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

A Conferência debateu e deliberou sobre proposições voltadas para proteger, promover, respeitar e prover o direito humano á alimentação adequada e saudável no Brasil e no mundo. Em meio ao tumultuado cenário de lutas e conquistas contra a intolerância religiosa e na luta por respeito e reconhecimento dos povos de terreiros, foi criado oficialmente o Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Terreiro (FONSANPOTE), que terá sede provisória em São Paulo.

Em sua fala, Ya Ekede Vera do RS, diz que: “Em 2003 nasceu à idéia de construção do fórum quando surgiu à criação das cestas básicas. Temos que está organizado para termos de fato a sustentabilidade. Somos de tribos diferentes, mas agimos pelo bem comum".

Ficou definido que a Secretaria Executiva temporária pelo período de um ano ficará constituída pelos Estados de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul com a função de implementar o debate da Carta de Princípios, a compilação das plenárias estaduais e o processo de organização da Assembleia Nacional do FONSANPOTE.

Os Estados presentes que assinaram a carta foram: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, Goiás, Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Paraíba, Amazonas, Tocantins, Amapá, Sergipe, Paraná, Pará, Maranhão e Rondônia.  
 
Favor socializar,

Um abraço, muito Axé!      

Fontes: e-mail luciene.oya@hotmail.com
             e-mail eneidamaria13@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário