08.12.2011
"A cidade é um espaço de oportunidade e a democracia deve dar a todos o direito de usufruir dessas oportunidades". Por incrível que pareça, o coordenador do Núcleo de Estudos em Transporte em Natal e professor do Departamento de Engenharia Civil, Enilson Santos, estava falando sobre Mobilidade Urbana. Esse foi o tema que fechou o Ciclo de Debates do PT Natal, na última quarta-feira, 7. Para o professor, a possibilidade de deslocamento sem grandes entraves pelo espaço urbano é essencial para a democracia. O deputado Fernando Mineiro participou da discussão.
Enilson explicou que o sistema de transporte coletivo em Natal foi pensado nos anos 70, em uma perspectiva radial. "No sistema radial, o transporte existe para deslocar o trabalhador da periferia para o Centro da Cidade. É um entendimento antigo do que é transporte de massa. Em 79, por exemplo, só existia uma linha em Natal que não ia para o Centro, que era o 02. Isso não funciona mais porque foram criados vários centros, espalhados pelo espaço urbano", explica. O professor se refere, por exemplo, a área da Avenida Roberto Freire, da Avenida Bernardo Vieira, entre outras, para as quais boa parte dos moradores de Natal se deslocam atualmente.
Segundo o professor, estruturalmente, opera-se em Natal o mesmo sistema de quando a cidade tinha metade da população atual, há 40 anos atrás. "O que se fez foram gambiarras nessa estrutura. A irradiação espacial em direção a outros centros complica o sistema de transporte. Se a cidade mudou, o transporte precisa mudar também", explica.
Tendências da Mobilidade
Há, atualmente, um processo de isolamento das regiões da cidade. Ou seja, a população tende a se deslocar para locais mais próximos de onde mora. "Ao invés do sistema de transporte radial,que só visa trazer para o Centro, é necessário agora pensar um outro que abranja as pequenas e grandes viagens", declara Enilson. Em outras palavras, um sistema de transporte que atenda as necessidades reais do usuário e promova um acesso integral à cidade.
Política Nacional de Mobilidade Urbana
O professor também sobre Política Nacional de Mobilidade Urbana, que foi aprovada na Câmara em setembro e aguarda sanção presidencial. A Lei exige que todas as cidades com mais de 20 mil habitantes tenham seu próprio plano de mobilidade. "Em Natal, essa lei é uma ilustre desconhecida. Já era pra estar tudo preparado, porque o Plano tramita em Brasília desde 2005. Natal ainda não entendeu que é preciso planejamento, que não tem mais dinheiro em pires do Governo Federal", declara.
Ciclo de Debates
O I Ciclo de Debates do PT Natal ocorreu nos meses de novembro e dezembro e discutiu temas importantes para a cidade, como políticas públicas para a juventude, financiamento da saúde, segurança pública, gestão democrática e participação popular e mobilidade urbana.
Fonte: Assessoria do Mandato
Nenhum comentário:
Postar um comentário