terça-feira, 29 de abril de 2014

Secretário de Combate ao Racismo do PT/RN visita a Região do Seridó

 VISITA FUNDAÇÃO PALMARES E SECRETARIA RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NA REGIÃO SERIDÓ DO RN
Secretaria Estadual de Combate ao Racismo PT/RN
10 a 14 de julho de 2013

Secretário de Combate ao Racismo do PT/RN visita a Região do Seridó

Acompanhado de Odon Júnior – vereador do PT de Currais Novos, Vera Gomes – Assessora da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Maria José – Fundação Palmares, o Secretário de Combate ao Racismo do PT/RN, Ludjanio Rogério da Silva visitou prefeituras e comunidades quilombolas da região do Seridó potiguar.
A comitiva foi recebida pelo vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo e por representantes da Comunidade Quilombola Boa Vistas dos Negros de Parelhas. “Foi um momento muito importante para o desenvolvimento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Região”, afirmou Ludjanio Rogério. “Saímos entusiasmados pela acolhida e compromissos das gestões municipais em pautar a constituição das Coordenadorias Municipais de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, isto não apenas em Currais Novos, como também, nos demais municípios visitados: Lagoa Nova, Parelhas e Caicó”, complementou o secretário.

            Vera Gomes, Assessora da SRI ressalta o PBQ – Programa Brasil Quilombola do Governo Federal que conta com diversos órgãos de Governo. “O PBQ é constituído pela SEPPIR, Casa Civil da Presidência da República, INCRA, Ministérios Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cultura/Fundação Palmares, Educação, Saúde, Trabalho e Emprego, Integração Nacional e Minas e Energia. É a primeira Política Pública criada a partir do Governo do Ex-Presidente Lula em 2004 e é balizado por quatros eixos: acesso a terra; infra-estrutura e qualidade de vida; desenvolvimento local e inclusão produtiva; e direitos humanos”, completa a Assessora da Secretária de Relações Institucionais.

Para Maria José da Fundação Palmares é de extrema importância ouvir a população negra, fortalecer a sua organização e independência ao acesso aos programas governamentais. “A Fundação Palmares tem como finalidade promover e preservar a cultura afro-brasileira, reconhecendo como valores fundamentais o comprometimento com o combate ao racismo, cidadania no exercício de direitos e garantias individuais e coletivas da população negra e a diversidade e respeito às diversidades culturais do povo brasileiro”, frisa a representante da Palmares. “Nesta região temos Comunidades Quilombolas e nestes seis meses à frente da Coordenação Nordeste que vai de Alagoas ao Ceará, estamos visitando os Estados para conhecer de perto a realidade destas Comunidades”, completa Maria José.

“Tenho que agradecer a todos/as que contribuíram para essa visita no Estado. Ao Coordenador de Combate ao Racismo CUT/RN e Diretor do SINTE, Sr. Zé Teixeira, Dennys Lucas Assessor do Deputado Estadual Fernando Mineiro, Prefeituras de Currais Novos, Lagoa Nova, Parelhas e Caicó, Comunidades Negros do Riacho, Macambira e Boa Vistas dos Negros, Secretários/as Municipais, Militantes e ao Vereador Odon Júnior por todo empenho na consolidação desta agenda”, finaliza o Secretário do PT/RN.

Além de visitar a Região do Seridó, ainda visitamos Terreiros de Matriz Africana em Natal e Extremoz e a Comunidade Coqueiros em Ceará Mirim. Tiramos como meta mapear as casas de terreiros de matriz africanas no RN e contribuir no processo de resgate histórico e formação dos negros/as da Comunidade Coqueiros, objetivando o seu auto-reconhecimento como remanescentes quilombolas.








Fonte: Relatório Secretária Estadual de Combate Racismo PT RN


Aconteceu ontem (03/04) a reintegração de posse da Comunidade Quilombola de Macambira em Lagoa Nova-RN. Cumprindo a decisão da 9 ª Vara da Justiça Federal em Caicó, o Superintendente do INCRA, Valmir Alves e o Procurador Federal do Incra, Dr. Adriano Villaça foram até a comunidade acompanhados de oficiais de justiça federal e participaram do ato de entrega da terra de volta para os quilombolas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário