quinta-feira, 3 de abril de 2014

Secretário Combate Racismo PT/RN acompanha representante da Comunidade Coqueiros ao Poder Legislativo Municipal de Ceará Mirim

Na manhã de hoje, o Secretário Estadual de Combate ao Racismo do PT no RN, Ludjanio Rogério e o Assessor do Deputado Estadual Fernando Mineiro, Rivailton Santana acompanharam o representante da Comunidade Coqueiros, Professor Cândido Júnior em Audiência com Presidente do Poder Legislativo Municipal de Ceará Mirim, Vereador Renato Martins, Diretor Geral, Sr. Paulo França e o Secretário Municipal de Agricultura, Sr. Francisco Navegantes. Na pauta, o processo de autodefinição da Comunidade Coqueiros como remanescentes Quilombolas.
“Em junho de 2013, ao tomar conhecimento de que a Srª Maria José da Silva, representante da Fundação Cultural Palmares/NE e a Srª Vera Lucia Ferreira Gomes, Assessora da Secretaria Relações Institucionais da Presidência da República estariam no Estado em agendas para conhecer de perto Comunidades Quilombolas e audiências públicas com os Poderes Executivos de vários municípios da região do Seridó, consegui trazê-la a nossa Comunidade”, afirma o Professor Cândido Júnior.  
Naquela ocasião o Senhor José Teixeira, Coordenador do SINTE/RN, a Senhora Lucia Helena, Comunidades de Terreiros de Matrizes Africanas e o Secretário de Combate ao Racismo do PT/RN, Ludjanio Rogério faziam parte da comitiva da representante da Fundação Palmares, onde, assumimos o compromisso de contribuir com o processo de autodefinição da Comunidade como remanescentes de quilombolas.   



           
Hoje, concretizamos mais um passo. Fomos ao Poder Legislativo apresentar a nossa pauta e solicitar apoio, o que de imediato nos foi prometido. O Sr. Ludjanio Rogério entregou ao Vereador Renato Martins o Estatuto da Igualdade Racial, Decreto nº 8.136, de 05 de novembro de 2013 que aprova o regulamento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Programa Brasil Quilombola, bem como, pontuou várias Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal da Presidente Dilma Rousseff, através da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial e da Fundação Cultural Palmares para as Comunidades Remanescentes de Quilombos.

            “Foi uma agenda positiva. Saímos com uma proposta de agenda bastante propositivas de visitas aos órgãos federais para melhor conhecer os programas do governo Federal para as Comunidades Quilombolas. Isso mostra que quando a comunidade está organizada e o parceiro compreende que não é detentor das informações e nem responsável pela execução das tarefas organizativas da mesma e busca fazer com que ela (comunidade) compreenda que é responsável por suas melhorias, as coisas acontecem”, afirma Ludjanio.
            O Assessor do Deputado Fernando Mineiro vai integra a Comissão que irá analisar a Estatuto Social da futura Associação Quilombola de Coqueiros que está sendo construída com a participação e debates na comunidade e que também conta com a colaboração do Secretário de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.  

            O Vereador Renato Martins e o Secretário de Agricultura Francisco Navegantes (que já está contribuindo) colocaram-se à disposição de agendar uma audiência com o Senhor Prefeito Antônio Peixoto apresentando pauta sobre as Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial que não se resume apenas a Coqueiros, é muito mais ampla, e atingirá toda sociedade ceará-mirinense.      

Fonte: Ludjanio Rogério       

Nenhum comentário:

Postar um comentário