sexta-feira, 31 de julho de 2015

Histórico e Relatório de Atividades Instituto Lula - Parte 02


Nova fase

Ao terminar o segundo mandato presidencial, em janeiro de 2011, Lula reuniu colaboradores e companheiros históricos para discutir o prosseguimento de sua trajetória de mais de 30 anos de luta por justiça e inclusão social. Dessas reuniões nasceu a ideia de retomar as atividades do Instituto
Cidadania, agora na perspectiva de aprofundar o processo de transformação social iniciado no Brasil em 2003.

Em sua nova fase, o instituto definiu três frentes de ação que caracterizaram a projeção internacional do Brasil no governo do ex-presidente Lula: o aprofundamento das relações com os países da África, o avanço da integração latino-americana e o combate à fome no mundo.

Coube também ao instituto organizar e preservar o acervo de documentos pessoais do período presidencial, cumprindo o que determina a Lei 8.394, de 1991. Essa lei dispõe que os ex-presidentes
da República são responsáveis pela preservação e pelo acesso ao material de interesse histórico acumulado no período de governo.

Incorporando estes novos objetivos, a partir de 15 de agosto de 2011, o antigo Instituto Cidadania passou a se chamar Instituto Lula, e continuou funcionando no mesmo endereço do bairro Ipiranga, em São Paulo. Preservou também a característica de ser uma entidade sem fins lucrativos, mantida por contribuições voluntárias de pessoas físicas e jurídicas.

Ao longo desse período, participaram de atividades no instituto estudiosos, acadêmicos, sindicalistas,
empresários, jovens, religiosos, embaixadores, artistas, técnicos e produtores culturais, ativistas de redes sociais, blogueiros, jornalistas, representantes de movimentos sociais, de ONGs e dirigentes, além de autoridades e governantes do Brasil e de muitos outros países.

Fonte: http://zip.net/bsrKjK

Nenhum comentário:

Postar um comentário