quinta-feira, 30 de julho de 2015

Histórico e Relatório de Atividades Instituto Lula - Parte 01


25 anos dedicados à transformação social Histórico e Relatório de Atividades

Do Instituto dos Trabalhadores ao Instituto Lula, 25 anos dedicados à transformação da sociedade brasileira

O Instituto Lula, desde sua primeira fase, tem uma história de quase 25 anos dedicados a apoiar a transformação da sociedade brasileira, superar a desigualdade, promover o desenvolvimento e apoiar a construção da democracia no Brasil e no mundo.

Tudo começou com a experiência do chamado “Governo Paralelo”, um instrumento de ação política para o exercício de uma oposição qualificada ao recém-empossado governo Collor. Ele pretendia manter articuladas as forças políticas que se uniram em torno da candidatura de Lula nas eleições presidenciais de 1989 e empreender uma fiscalização democrática da nova gestão.

Esse movimento resultou na elaboração de diversas propostas de alcance estratégico, a partir de intensos debates com a participação de expoentes da cultura, da ciência e da oposição democrático-popular.

Entre eles, importantes intelectuais e estudiosos, como Antonio Candido, José Gomes da Silva, Carlos Nelson Coutinho, José Paulo Bisol, Márcio Thomas Bastos, Cristovam Buarque, Luiz Pinguelli Rosa, Walter Barelli, Marilena Chauí, Francisco de Oliveira e Aziz Ab’Saber.

No dia 7 de setembro de 1990, essas atividades iram dar origem ao Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores, Ipet. Sob a presidência de Lula, entre seus principais objetivos estava o de “analisar políticas governamentais nas áreas da educação, saúde e cultura, elaborando propostas alternativas orientadas pelos interesses dos trabalhadores”. Em setembro de 1993, o Ipet instalou-se num sobrado branco no bairro do Ipiranga e passou a se chamar Instituto de Pesquisa e Estudos da Cidadania.

Ele iria realizar dezenas de encontros, seminários e reuniões com cientistas políticos, estudiosos, sindicalistas, artistas, empresários e lideranças populares. Participaram de suas atividades personalidades de diversas posições políticas, como Florestan Fernandes, Perseu Abramo, Luiza Erundina, Dom Mauro Morelli, Maria da Conceição Tavares, Luiz Gonzaga Belluzzo, Luiz Gushiken, Roberto Requião, Antônio Carlos Magalhães e muitos outros.

As iniciativas do Instituto Cidadania resultaram na elaboração de projetos como o “Fome Zero“, o “Projeto Moradia“, o “Projeto Segurança Pública”, o “Projeto Energia Elétrica”, o “Projeto Juventude” e o “Projeto de Reforma Política”. Alguns desses projetos serviriam de base para programas e políticas públicas adotados nos governos do ex-presidente Lula, como o “Fome Zero“, o “Bolsa Família“, o “Programa Minha Casa, Minha Vida“, o “Programa Luz Para Todos“ e o “Projovem“.

Dos debates do instituto nasceram também as “Caravanas da Cidadania” que, entre 1993 e 1996, percorreram 395 cidades em todos os estados do País. As “Caravanas da Cidadania” proporcionaram um conhecimento direto das diversas realidades regionais do Brasil e um diálogo vivo com diferentes segmentos da sociedade, o que foi de grande utilidade na elaboração de propostas transformadoras da realidade brasileira.


O Ipet e o Instituto Cidadania sempre funcionaram como entidades sem fins lucrativos. As contas do Instituto Cidadania passaram por duas auditorias realizadas por conceituadas empresas brasileiras, ambas realizadas por determinação da diretoria.

Fonte: http://goo.gl/R4RWSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário