sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mineiro diz que governo "chutou" o percentual de corte no orçamento

Deputado estadual contou que até hoje o governo não anunciou os detalhes do corte, "nem explicou onde cortou, pra que cortou".

Marília Rocha, 
Gerlane Lima / Nominuto
A gestão do DEM no Rio Grande do Norte foi alvo de críticas do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) durante entrevista ao RN Acontece da Band com o jornalista Diógenes Dantas nesta sexta-feira (6). De acordo com o deputado, o governo "chutou" o percentual de 10% no corte do orçamento.
"O Governo chutou quando anunciou o corte de 10% aos poderes. Até hoje não anunciaram o planejamento desse corte, nem explicou onde cortou, pra que cortou. Na verdade, eles não tem controle de gestão, nem sabem explicar o percentual”, comentou. 
Durante a entrevista, Mineiro comentou a denúncia feita ao Ministério Público que resultou na instalação de inquérito sobre aplicação de verbas na educação do Estado. "Eu falei em primeira mão na entrevista com você [Diógenes] sobre o relatório do Tribunal de Contas do Estado – que faz análise – e constatou que em 2011 e 2012 o Governo do Estado, na gestão Rosalba não cumpriu 30%", comentou. 
Mineiro detalhou que no primeiro semestre de 2013, a gestão do DEM coloca a despesa com inativos. "Tudo isso é proibido. O Ministério Público acatou nossa denúncia e instaurou o inquérito. Eu não acho legal [um deputado] ter que entrar na Justiça para ver o agente público cumprir a determinação”.
De acordo com relatório do Tribunal de Contas do Estado, o montante de R$ 165 milhões foi deixado de ser aplicado no ano passado e R$ 59 milhões esse ano. 
Sobre a crise política do governo de Rosalba Ciarlini, Mineiro aponta que o governo é "inajudável" e relatou rompimento com o PMDB. 
As eleições de 2014 também foram comentadas e o deputado disse que seu nome está a "disposição do PT" para a majoritária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário