terça-feira, 12 de maio de 2015

Epidemia de dengue é debatida na Comissão de Saúde



Arquivo para Download
Fotos: Elpídio Júnior
Preocupada com a epidemia de dengue na cidade de Natal, a Comissão de Saúde, Assistência Social e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal realizou uma reunião nesta segunda-feira (11) para debater estratégias de atuação do Poder Público com vistas ao enfrentamento da doença. Participaram do encontro representantes da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Natal e do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), além de líderes comunitários e membros de movimentos sociais organizados.
 
Também estiveram presentes os vereadores Fernando Lucena (PT), Ubaldo Fernandes (PMDB), Dickson Nasser Júnior (PSDB) e o presidente da Casa, vereador Franklin Capistrano (PSB).
  
"Estamos reunidos aqui para cobrar uma explicação da prefeitura sobre a proliferação desenfreada da dengue na capital potiguar, haja vista o número de casos da doença que não para de crescer. Para começar, a Secretaria Municipal de Saúde deveria convocar com urgência todos os aprovados no concurso para Agente de Combate às Endemias, realizado ano passado", destacou o vereador Fernando Lucena, presidente da Comissão de Saúde.
 
O parlamentar lembrou que a Câmara de Natal solicitou a permanência dos agentes de endemias até a convocação dos concursados. "Todavia, o Ministério Público do RN não acatou a orientação deste parlamento. Os profissionais que estavam foram demitidos e os aprovados no concurso ainda não foram chamados. Isso contribuiu para o avanço do mosquito que culminou num verdadeiro caos em todas as unidades de saúde, sejam públicas ou privadas".
 
A coordenadora da Patoral da Saúde, Norma Minora, afirmou que a epidemia de dengue é fruto da ausência do Poder Público. "Faltam campanhas educativas eficientes e investimentos na prevenção. O combate ao mosquito transmissor é a principal arma contra a doença. Mas como fazer isso diante de um quadro de funcionários defasado? Precisamos, pelo menos, de 3 mil profissionais para enfrentar o problema. Entretanto, menos de 400 estão nas ruas visitando empresas e residências e passando orientações preventivas", explicou.
 
De acordo com José Roberto Rebouças, candidato aprovado no concurso para agente de endemias, houve uma série de problemas no edital do certame. "Porém, o secretário de Saúde, Luis Roberto Fonseca, garantiu que resolveu tudo isso. Agora, falta a homologação e convocação para iniciarmos o processo de capacitação", informou. Ele disse que 488 concorrentes estão na lista de espera, mas a prefeitura oferece apenas 265 vagas. "A população está sofrendo os efeitos da dengue. Diante disso, precisamos viabilizar a contratação de todos os aprovados".
Autor: Junior Martins
Fonte:  http://www.cmnat.rn.gov.br/noticias/3239/epidemia-de-dengue-e-debatida-na-comissao-de-saude 





                                          Fotos: Ludjanio Rogério






 






























Nenhum comentário:

Postar um comentário