quarta-feira, 25 de outubro de 2017

COEPPIR se reúne com Titular da SESED e define formação para policiais militares

O número alarmante de casos de racismo e intolerância religiosa recebidos em 2017 pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) foi um dos pontos principais da reunião que ocorreu na manhã desta terça-feira (25/10) entre a Coordenadora Mary Regina e a Secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas.


                                                                                                                                 
A titular da SESED ouviu relatos de intolerância e racismo sofrido por povos de matriz africana presentes na reunião e se comprometeu a acompanhar pessoalmente os casos para que sejam apurados.
                                                                                                                                     
A implementação do Programa Estadual de Combate ao Racismo Institucional (PECRI), criado por intermédio do Decreto Estadual nº 27.199, de 07 de agosto de 2017, foi a principal pauta apresenta pela Coordenadora Mary Regina. A titular da SESED abraçou o Programa e definiu que no mês de novembro irá iniciar a primeira turma de capacitação dos policiais militares e civis a respeito do tema de combate ao racismo, à intolerância religiosa e ao preconceito.
                                                                                                                           
Ficou acertado, a pedido do DCE José Silton Pinheiro - UFRN, que o Programa também deverá capacitar os profissionais de segurança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
                                                                                                                       
Centro de Referência
                                                                                                                           
Outro ponto da pauta foi a implantação do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, vinculado à SEJUC, e criado pelo Decreto Estadual nº 26.592, de 16 de janeiro de 2017. A Secretária Sheila Freitas abraçou o projeto de implantação que deverá funcionar numa parceria SEJUC - SESED e que servirá como uma casa de acolhimento dos povos tradicionais, população negra e LGBT que sofrerem violação de direitos.
                                                                                                                         
Também participaram da reunião a Coordenadora de Políticas para as Mulheres (CEPAM/SEJUC) Sabrina Lima, o Conselheiro Estadual de Direitos Humanos e Cidadania Thales Dantas, o Coordenador de Combate ao Racismo do DCE da UFRN Renato Santos, e a Coordenadora da Defesa da Mulher e das Minorias (CODIMM/SESED) Erlândia Passos.


http://www.coeppir.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=164002&ACT&PAGE&PARM&LBL=MAT%C9RIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário