segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Governo do RN realiza IV Conferência de Promoção da Igualdade Racial


A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), em parceria com a Comissão Organizadora Estadual (COE), realizou a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade dos direitos”, nos dias 29 e 30 de novembro. A Conferência definiu os 22 delegados/as que representarão o Estado na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília (DF), que ocorrerá em maio de 2018. Além de criar subsídios para a criação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial do RN.


"Hoje é um dia histórico, desde 2008 o Rio Grande do Norte não realizava sua Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. E estamos mostrando que igualdade racial é sim prioridade! Ativamos o Conselho (desativado desde 2011), aderimos ao SINAPIR, estamos criando planos para os povos ciganos e indígenas, estamos regularizando as casas de matriz africana, criamos o Programa de Combate ao Racismo Institucional, e estamos formulando o Programa RN Quilombola! Sei que ainda é pouco para o crime que foi realizado por outras e outros Coordenadores, mas estamos hoje no rumo certo!", declarou a Coordenadora Sargento Regina.


Contando com a presença do Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Luis Mauro Albuquerque Araújo, na abertura da Conferência e em seu discurso, parabenizou o empenho da Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sargento Regina, e afirmou que tanto a SEJUC, quanto o Governo do Estado do RN são parceiros dos povos tradicionais e negro, na conquista e proteção de seus direitos. 


O Governo do Estado lançou no evento a campanha "RN Sem Racismo" que possui o objetivo de enfrentar o racismo institucional dentro dos órgãos públicos e empresas. Também foi lançada a cartilha com as principais ações já realizadas pela COEPPIR/SEJUC desde abril de 2016, bem como o planejamento para os próximos anos.


Como resultado da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial está a criação do II Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será formulado a partir das propostas e ideias tiradas na Conferência.


"Essa é a melhor conferência de promoção da igualdade racial que o Estado ja teve. Conseguimos mobilizar mais de 20 municípios e trouxermos para essa Conferência, tanto os povos tradicionais quanto os gestores municipais, num claro esforço de unirmos forças e interesses em prol do que as comunidades precisam", disse Juliane Ribeiro, Presidenta do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR). 


Participaram da abertura da IV Conferência Estadual o Secretário de Estado Adjunto da Justiça e da Cidadania, Maiquel Mendes, a Coordenadora de Políticas para as Mulheres da SEJUC, Sabrina Lima, a Vereadora de Natal, Natália Bonavides (PT), o Vice Prefeito de São Tomé/RN, Miguel (PT); o Conselheiro Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Nuno Coelho, e o representante da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Rogerio Franco. Além de dezenas de movimentos e coletivos de povos tradicionais e do povo negro de todo o Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário