segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CONSEPPIR realiza reunião extraordinária, elege Mesa Diretora e adere ao SINAPIR

Nesta terça-feira (28/11) o Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), realizou uma reunião extraordinária com objetivo de eleger a mesa diretora para o biênio 2017/2019 e de aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).



A administradora, jovem, negra, LGBT e de matriz africana, Juliane Ribeiroexercerá a função de Presidente; a representante da SEJUC, Sargento Regina, a função de Vice-Presidente; e o conselheiro benemérito, João Bosco, a função de Secretário Executivo do Conselho.

Na ocasião, a nova presidente do conselho saudou os conselheiros e destacou a importância da sociedade civil organizada para a manutenção das conquistas alcançadas e continuidade da política de promoção da igualdade racial. “Estamos trabalhando pela democracia, e tenho reforçado que as lutas e o papel dos movimentos sociais e conselhos são fundamentais no controle público das políticas públicas. A palavra ‘luta’ faz parte do nosso cotidiano: a luta por direitos, pela afirmação dos nossos modos de ser”, afirmou Juliane Ribeiro.

O Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Luis Mauro Albuquerque, participou da reunião e parabenizou o empenho da Coordenadora Sargento Regina em garantir a ativação do CONSEPPIR e afirmou que a SEJUC estava de portas abertas para receber o novo Conselho. O Secretário de Estado Adjunto da SEJUC, Maiquel Mendes, também esteve presente e conheceu os conselheiros.

Foi aprovada na primeira reunião a adesão do Estado do Rio Grande do Norte ao SINAPIR. O Sistema Nacional representa uma forma de organização e articulação voltadas para a implementação do conjunto de políticas e serviços para superar as desigualdades raciais no Brasil, com o propósito de garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário