Publicado por PT Natal
A Câmara Municipal de Natal realizou na última quarta-feira (20), uma sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A proposta foi dos vereadores do PT de Natal Fernando Lucena e Hugo.
Na ocasião, o vereador Fernando Lucena apresentou dois projetos de lei de sua autoria que tratarão da inclusão das matérias História Geral da África e História Geral da População Negra no Brasil, no último ano do ensino básico nas escolas de Natal e cria o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, em homenagem à morte do líder negro revolucionário Zumbi de Palmares.
Durante a solenidade foram homenageados o sambista Belchior Roberto de Souza, a professora do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) Socorro Silva, Josefa Ribeiro Barbosa e José Teixeira da Silva.
“Nós infelizmente ainda vivemos a opressão aos negros, a desigualdade social e diferenciação das oportunidades, apesar dos sistemas de inclusão que são recentes, como as cotas. Não verificamos a ocupação de cargos de liderança por negros na mesma proporção que brancos e para mim isto se dá, entre outras coisas, pelas dificuldades de acesso. Podemos evidenciar isso aqui na Câmara, por exemplo, com relação aos parlamentares que compõem a casa, nenhum é negro”, ressaltou Hugo Manso.
“Em todas as capitais de orla, da cultura ou rota da atividade negreira, há tratamento e ações como os feriados relacionados aos negros. Mas aqui na capital potiguar não existe ainda”, lembrou Fernando Lucena.
.
Fonte: Assessoria Fernando Lucena
Nenhum comentário:
Postar um comentário