quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CONVITE CARREATA #MINEIRO13 - DOMINGO




Eleições em Natal 2012
Rumo ao Segundo Turno
José Aldemir Freire

Natal/RN, 21 de setembro de 2012

            No início da atual campanha eleitoral em Natal havia uma forte impressão entre a população que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves seria facilmente eleito no primeiro turno. Todas as pesquisas apontavam o candidato como um franco favorito. Em junho desse ano, por exemplo, o candidato possuía praticamente 60% das intenções de votos nas pesquisas eleitorais estimuladas. A diferença entre ele e todos os demais candidatos chegava naquele mês a 42 pontos percentuais.
Essa diferença, porém, vem reduzindo-se sistematicamente e chegou a apenas 4 pontos percentuais. É certo que nas últimas pesquisas o candidato Carlos Eduardo Alves estancou sua perda de votos. Mas os demais candidatos vêm registrando crescimento, sobretudo entre aqueles eleitores que assumiam que votariam branco, nulo ou estavam indecisos. Uma das razões desses eleitores acabarem por optando por um dos candidatos foi o acirramento da campanha decorrente da entrada no ar da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
No momento há uma grande probabilidade de ocorrência de segundo turno em Natal.
Mas o candidato Mineiro, do PT, pode surpreender nas próximas pesquisas eleitorais. Uma análise estatística das pesquisas eleitorais parece indicar que Hermano pode estar batendo no seu teto. Apesar do forte crescimento registrado entre meados de julho e durante todo o mês de agosto, desde o início de setembro que o crescimento de Hermano vem cambaleando, justamente num momento em que a queda de Carlos Eduardo Alves estacionou.
Nesse cenário, portanto, e em que o candidato Rogério Marinho parece ser carta fora do baralho, o crescimento de Mineiro parece ser fator determinante. Mais que isso, setembro parece ser o mês de Mineiro, o candidato registrou um crescimento consistente esse mês, fruto principalmente de suas inserções nos programas eleitorais.

Outro dado relevante é que em setembro Mineiro foi o candidato que registrou a maior queda no indicador de rejeição. Segundo a pesquisa do IBOPE divulgada hoje, Mineiro sai da liderança na rejeição para o menor índice entre os principais candidatos. Ocorreu uma queda de praticamente 40% em seu índice de rejeição. Portanto, num cenário de acirramento da campanha, de uma maior envolvimento da população com o tema (diferente de aproximadamente 1 mês atrás quando a apatia era significativa), de queda de sua rejeição, de aumento de sua intenção de votos, de um nível maior de conhecimento e penetração de seu nome na população (sobretudo nos bairros mais populares), vejo que Mineiro irá crescer nas próximas pesquisas e será determinante para o segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário