quinta-feira, 25 de julho de 2013

Secretário de Combate ao Racismo PT/RN visita Núcleo de Bairro Mãe Luiza


Nesta noite da quarta-feira (24/07/2013), o Núcleo de Bairro Mãe Luiza, PT/Zonal Leste recebeu o Secretário Estadual de Combate ao Racismo do PT/RN, Ludjanio Rogério da Silva. “Ir ao encontro da militância negra do Partido dos Trabalhadores é um compromisso desta Secretaria. Orgulha-me muito ver a militância envolvida no dia a dia do Partido, reafirmando que a nossa concepção política é democrática e aqui em Mãe Luiza, o Núcleo vem desenvolvendo ações que aproximam a comunidade do Partido e das políticas públicas”, afirma o Secretário.

                                                                                     Foto: Silva Maria

Na ocasião, Marcelange Brito, membro da Coordenação do Núcleo Mãe Luiza, cita algumas ações acompanhadas pelo grupo nas áreas de educação, esporte e oficinas temáticas. “O nosso objetivo é provocar o cidadão de Mãe Luiza (homens, mulheres, jovens, crianças, idosos), para que ele perceba e sinta-se protagonista das conquistas na comunidade, tendo a organização e formação política social como fator positivo nas reivindicações junto ao Poder Público. Desenvolvemos ações diretas na Comunidade sobre as questões do lixo, transporte público, moradia, dentre outros, que afetam diretamente o dia-a-dia dos moradores. Hoje, contamos com aulas de reforço escolar, aulas preparatórias para o ENEM, Grupo de Capoeira, além, de xadrez e Jiu jitsu”, afirma Brito.

                                                                    Foto: Jeferson Andrade

O Núcleo Petista em Mãe Luiza vem acompanhando e discutindo sobre as ações desenvolvidas pelo Poder Público e Movimentos Sociais na Comunidade. “Estamos acompanhando a construção do Ginásio Poliesportivo da Escola Dinarte Mariz, as Obras de Saneamento Básico e a Construção do Espaço Verde Padre Sabino Gentilli, frutos da luta e organização dos moradores/as do Bairro”, finaliza Francisco Gomes (Chiquinho), Secretário Executivo do PT Zonal Leste.

                                                                    Foto: Jeferson Andrade

Além de conhecer um pouco das atividades do Núcleo Petista em Mãe Luiza, o Secretário de Combate ao Racismo foi convidar os filiados/as para a Jornada Estadual de Formação de Combate ao Racismo PT/RN, que será realizada nos dias 09 e 10 de agosto em Caicó. “A Jornada de Formação é um momento ímpar na historia recente do Partido. Estaremos reunindo diversos companheiros/as espalhados/as no nosso Estado e que militam contra o Racismo. Receberemos a Srª Fátima Cleide, Diretora da Fundação Perseu Abramo e a Srª Cida Abreu, Secretária Nacional de Combate ao Racismo do PT, que Coordenarão a atividade com o apoio da Secretária Estadual de Formação, Srª Socorro Batista”, afirma.

                                                                                                                 Arte: Rosa Moura


“Saio muito satisfeito com a recepção e compromisso dos companheiros/as de Mãe Luiza. Encaminharam para a convocação dos demais filiados para decidirem quem irão participar da Jornada. É uma mostra que a organização partidária e coletiva só traz conquistas”, finaliza Ludjanio. 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Jornada de Formação para o Combate ao Racismo no RN será realizada na cidade de Caicó

jornada combae ao racismo_definito
O Setorial de Combate ao Racismo e Igualdade Racial do Partido dos Trabalhadores do RN, com os apoios da Secretaria e do Conselho Gestor de Formação, convida todo@s para participarem da Jornada Estadual de Combate ao Racismo do PT RN, que será realizada nos dias 09 e 10 de agosto, no Centro Pastoral Dom Wagner,  na cidade de Caicó.
A Jornada de Formação para o Combate ao Racismo está acontecendo em várias cidades do Brasil, com intuito de fortalecer a construção de uma política nacional de combate ao racismo em que sejam garantidas três dimensões importantes: tarefa política de todos os setores progressistas da sociedade brasileira; capilaridade potencial para desenraizar o modelo estruturante do racismo à brasileira; e abordagem histórica do ideário, baseado na perspectiva do socialismo democrático.
O coordenador do setorial, Ludjanio Rogério afirmou que a decisão de levar o encontro para Caicó se deu para interiorizar a discussão e por nessa região, se encontrar algumas comunidades quilombolas.
As vagas são limitadas. O PT irá disponibilizar um ônibus saindo de Natal, além de alojamento para os participantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho.
Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.
Outras informações: combateaoracismoptrn@gmail.com e Ludjanio (84) 8779 5782

Secretário de Combate ao Racismo do PT/RN visita a Região do Seridó

Cópia de 2013-07-12 16.35.58
>>>
Acompanhado de Odon Júnior – vereador do PT de Currais Novos, Vera Gomes – Assessora da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Maria José – Fundação Palmares, o Secretário de Combate ao Racismo do PT/RN, Ludjanio Rogério da Silva visitou  prefeituras e comunidades quilombolas da região do seridó potiguar.
A comitiva foi recebida pelo vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo e por representantes da Comunidade Quilombola Boa Vistas dos Negros de Parelhas. “Foi um momento muito importante para o desenvolvimento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Região”, afirmou Ludjanio Rogério. “Saímos entusiasmados pela acolhida e compromissos das gestões municipais em pautar a constituição das Coordenadorias Municipais de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, isto não apenas em Currais Novos, como também, nos demais municípios visitados: Lagoa Nova, Parelhas e Caicó”, complementou o secretário.
 Vera Gomes, Assessora da SRI ressalta o PBQ – Programa Brasil Quilombola do Governo Federal que conta com diversos órgãos de Governo. “O PBQ é constituído pela SEPPIR, Casa Civil da Presidência da República, INCRA, Ministérios Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cultura/Fundação Palmares, Educação, Saúde, Trabalho e Emprego, Integração Nacional e Minas e Energia. É a primeira Política Pública criada a partir do Governo do Ex-Presidente Lula em 2004 e é balizado por quatros eixos: acesso a terra; infra-estrutura e qualidade de vida; desenvolvimento local e inclusão produtiva; e direitos humanos”, completa a Assessora da Secretária de Relações Institucionais.
Para Maria José da Fundação Palmares é de extrema importância ouvir a população negra, fortalecer a sua organização e independência ao acesso aos programas governamentais. “A Fundação Palmares tem como finalidade promover e preservar a cultura afro-brasileira, reconhecendo como valores fundamentais o comprometimento com o combate ao racismo, cidadania no exercício de direitos e garantias individuais e coletivas da população negra e a diversidade e respeito às diversidades culturais do povo brasileiro”, frisa a representante da Palmares. “Nesta região temos Comunidades Quilombolas e nestes seis meses à frente da Coordenação Nordeste que vai de Alagoas ao Ceará, estamos visitando os Estados para conhecer de perto a realidade destas Comunidades”, completa Maria José.
“Tenho que agradecer a todos/as que contribuíram para essa visita no Estado. Ao Coordenador de Combate ao Racismo CUT/RN e Diretor do SINTE, Sr. Zé Teixeira, Dennys Lucas Assessor do Deputado Estadual Fernando Mineiro, Prefeituras de Currais Novos, Lagoa Nova, Parelhas e Caicó, Comunidades Negros do Riacho, Macambira e Boa Vistas dos Negros, Secretários/as Municipais, Militantes e ao Vereador Odon Júnior por todo empenho na consolidação desta agenda”, finaliza o Secretário do PT/RN.
 2013-07-12 10.23.57

VEREADOR ODON JÚNIOR TROUXE A CURRAIS NOVOS E REGIÃO REPRESENTANTE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES

 (Parte II - Macambira/Serra de Santana e Comunidade Boa Vista dos Negros/Parelhas)

CONHECENDO, CONVERSANDO E MOSTRANDO OS PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL PARA NOSSAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Na quinta-feira a tarde (11 de Julho de 2013), o vereador Odon Júnior, a assessora institucional da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Vera Gomes, e a representante da Fundação Cultural Palmares, Maria José da Silva e o Secretario do Setorial de Combate ao Racismo do PT-RN, Ludjanio Rogério visitaram a Comunidade Quilombola de Macambira, no município de Lagoa Nova-RN, com o objetivo de conhecer as demandas da comunidade, que está esperando a demarcação da sua terra pelo Governo Federal para que as famílias continuem tirando o sustento da terra.

Na sexta-feira (12 de Julho de 2013) pela manhã o grupo visitou o município de Parelhas, desta vez na comunidade de Boa Vista dos Negros, comunidade quilombola muito importante, que recebeu no Governo Lula e Dilma recursos para o fortalecimento comunitário. Confira abaixo as fotos:
FOTOS DA VISITA A PARELHAS-RN E A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE BOA VISTA DOS NEGROS


Secretário de Combate ao Racismo do PT/RN visita a Região do Seridó

Acompanhado do Vereador Odon Júnior/PT de Currais Novos, Vera Gomes Assessora da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Maria José da Fundação Palmares, o Secretário de Combate ao Racismo do PT/RN, Ludjanio Rogério da Silva esteve visitando Prefeituras e Comunidades Quilombolas da Região do Seridó no Estado.

A comitiva foi recebida pelo Sr. João Gustavo, Vice Prefeito e Secretários Municipais de Currais Novos e de representantes da Comunidade Quilombola Boa Vistas dos Negros de Parelhas. “Foi um momento muito importante para o desenvolvimento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Região”, afirma Ludjanio Rogério. “Saímos entusiasmados pela acolhida e compromissos das Gestões Municipais em pautar a constituição das Coordenadorias Municipais de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, isto não apenas em Currais Novos, más, nos demais Municípios visitados, como Lagoa Nova, Parelhas e Caicó”, continua o Secretário Estadual do PT.

Vera Gomes, Assessora da SRI ressalta o PBQ – Programa Brasil Quilombola do Governo Federal que conta com diversos órgãos de Governo. “O PBQ é constituído pela SEPPIR, Casa Civil da Presidência da República, INCRA, Ministérios Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cultura/Fundação Palmares, Educação, Saúde, Trabalho e Emprego, Integração Nacional e Minas e Energia. É a primeira Política Pública criada a partir do Governo do Ex-Presidente Lula em 2004 e é balizado por quatros eixos: Acesso à Terra; Infra-estrutura e qualidade de vida; Desenvolvimento local e inclusão produtiva; e direitos humanos”, completa a Assessora da Secretária de Relações Institucionais.

Para Maria José da Fundação Palmares é de extrema importância ouvir a população negra, fortalecer a sua organização e independência ao acesso aos programas governamentais. “A Fundação Palmares tem como finalidade promover e preservar a cultura afro-brasileira.  Reconhecendo como valores fundamentais o comprometimento com o combate ao racismo, cidadania no exercício de direitos e garantias individuais e coletivas da população negra e a diversidade e respeito às diversidades culturais do povo brasileiro”, frisa a representante da Palmares. “Nesta região temos Comunidades Quilombolas e nestes seis meses à frente da Coordenação Nordeste que vai de Alagoas ao Ceará, estamos visitando os Estados para conhecer de perto a realidade destas Comunidades”, completa Maria José.

“Tenho que agradecer a todos/as que contribuíram para essa visita no Estado. Ao Coordenador de Combate ao Racismo CUT/RN e Diretor do SINTE, Sr. Zé Teixeira, Dennys Lucas Assessor do Deputado Estadual Fernando Mineiro, Prefeituras de Currais Novos, Lagoa Nova, Parelhas e Caicó, Comunidades Negros do Riacho, Macambira e Boa Vistas dos Negros, Secretários/as Municipais, Militantes e ao Vereador Odon Júnio por todo empenho na consolidação desta agenda”, finaliza o Secretário do PT/RN.
Fotos e Texto: Ludjanio Rogério para o Blog Marcone Pedro

                                   Comunidade Quilombola Negros do Riacho, Currais Novos,RN

Lula promete continuar ‘incomodando’ e reforça apoio a Dilma

A criação da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial, do Estatuto da Igualdade Racial, a inclusão do ensino da história africana nas escolas, o aumento do número de negros nas universidades e a diminuição da desigualdade social entre brancos e negros foram lembradas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (23) como avanços no reconhecimento dos negros e de sua história. Ele participou do Festival Latinidades, que acontece em Brasília.

Lula Latinidades 1
O encontro começou com uma fala do rapper Gog, que falou sobre as conquistas e atuais lutas dos negros e conduziu todo o evento. “Tem gente que reclama dos aeroportos lotados, a gente reclama da violência contra os negros da periferia”, disse ele. Lula foi chamado ao palco ao som de um canto a Xangô, na voz da Yalorixá Railda, que conduziu o cortejo do Ilê Axé Oya Bagan.

A fala de Lula teve como tema “Desigualdades raciais e políticas públicas no seu governo e na sua atuação pós-governo”. Ele ressaltou o preconceito que enfrentou por ter proximidade com mães de santo e terreiros e ressaltou que fazia questão de dizer a todos: “A liberdade só é válida para você, se aceitar a liberdade dos outros. Não existe liberdade pela metade”.

O ex-presidente falou da invisibilidade dos problemas que a população negra vive e das ações que foram feitas na última década para enfrentar isso. “Quantas jornalistas negras estão cobrindo este evento?”, questionou. “Com o Prouni e o Reuni, isso logo vai mudar”, completou.

O aumento das relações do Brasil com a África também foi lembrado no discurso. Lula falou da emoção da sua visita à Ilha de Goré, quando esteve na porta do nunca mais, onde os escravos eram colocados em navios negreiros e tirados do continente. Ele também falou do aumento das relações comerciais com os países africanos e da importância da criação de novas embaixadas brasileiras no continente.